História
Portgaia foi fundada em 2004, para comércio de produtos e equipamentos de segurança anti-fogo e anti-roubo.
Capital Social: 130. 000 €
ANPC: 1040
Alvará nº 90762
Em 1983
Fernando Sampaio, à altura com 19 anos, iniciou a atividade de empresário, como subempreiteiro da Fichet Indústria, para instalação de portas corta fogo, portas fortes e cofres, no particular e na construção.
Em 1988
Foi convidado a integrar os quadros da Fichet Indústria, onde executou preparação e coordenação técnica de obras importantes, como sendo:
– Hotel Hipanema e Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto
– BCP Taguspark em Oeiras e Fábrica da Moeda do Banco de Portugal no Carregado.
Em 1996
Dá-se o encerramento da empresa Fichet Indústria e a criação da Porseg para onde transitou, desta vez para a área comercial, tendo na carteira de clientes empresas como Eusébios, FDO e Empreiteiros Casais.
Posteriormente, foi convidado a assumir a responsabilidade de alargar e apoiar a rede de agentes Point Fort Fichet em Portugal.
Em 2004
Com experiência acumulada, sai da Porseg para fundar a Portgaia que se dedica ao comércio de produtos e equipamentos de segurança no país e no estrangeiro.
A Portgaia fornece e instala produtos de segurança em obras de relevo em vários pontos do mundo tais como:
– Edifício 24 Julho em Moçambique, Fábrica de medicamentos SANOFI na Argélia, Parking François 1er em França, Hotel Mozang em Angola, Embaixada de Portugal em Timor.
Em Portugal, a Fábrica de conservas Ramirez, Fábrica da Vicaima, Fábrica medicamentos BASI, Hospitais Trofa Saúde, Hospitais da Misericórdia, Hotel Pestana, Hotel Vidago, Barragem de Ermida e Ribeiradio, Escola secundária de Ermesinde, Cinemas Lusomundo, Coimbra Shopping, Palácio de Justiça Loures…
Em 2016
Candidata-se e vê aprovado o projeto 2020, que vai permitir a expansão e aceleração das exportações, a certificação ISO 9001 e um rápido crescimento da empresa a todos os níveis.
Em 2020
Recebe a distinção PME Líder 2020. O estatuto PME Líder é um selo de reputação criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, conferindo assim notoriedade e criando condições para desenvolverem as suas estratégias de crescimento.
Neste momento, a Portgaia encontra-se em novos mercados, com novos produtos e soluções, com aumento significativo da sua faturação e nº de colaboradores.